Bacalhau
Os benefícios do bacalhau

O bacalhau é um peixe que faz parte da cozinha tradicional portuguesa e é um dos alimentos mais consumidos e apreciados pelos portugueses. Mas sua origem é da Noruega.

Existem diversas variedades de bacalhau. No entanto, a espécie Gadus Morhua, existente no mar frio do Atlântico Norte, é a espécie mais ingerida.

Normalmente, é vendido seco e salgado, mas também o podemos encontrar no mercado já demolhado e ultracongelado, fresco em filetes e postas. O processo de seca e salga é natural, não sendo adicionadas substâncias químicas, sendo por isso preservadas as suas propriedades nutricionais.

O bacalhau, tal como os restantes peixes, é de fácil digestão, apresentando uma elevada riqueza em proteínas de alto valor biológico, de minerais como o iodo, fósforo, sódio, potássio, ferro e cálcio e de vitaminas do complexo B. É considerado um peixe magro, sendo o fígado deste peixe o principal reservatório de gordura, de onde se extrai o conhecido óleo de fígado de bacalhau, importante fonte de vitamina A, E e D. . O peixe contém quantidades poucos significativas de colesterol. Além disso, o alimento é rico em ômega-3, que atua na redução do LDL (colesterol ruim) e triglicerídeos e aumenta o HDL (colesterol bom).

Ele também é muito importante na prevenção e no tratamento de várias doenças cardiovasculares, além de câncer, hipertensão, aterosclerose e outras desordens inflamatórias. O bacalhau também contém ômega-6 e ácido graxo indispensável para o sistema imunológico.

O tempo mínimo de demolha deve ser de 24 horas, e para postas mais grossas cerca de 48 horas e no caso do bacalhau desfiado serão necessárias apenas seis horas. Á água da demolha deve ser mudada várias vezes, devendo o bacalhau ser armazenado no frigorífico de forma a impedir a proliferação bacteriana. E se for em casa na geladeira.