Radicais livres e chá

Os radicais livres aparecem no nosso corpo de duas formas: pelo metabolismo e pelo contato com determinados agentes externos. Para converter os nutrientes obtidos na alimentação em energia, o corpo queima oxigênio. Essa queima libera moléculas de radicais livres, que reagem com o DNA, o RNA, proteínas e outras substâncias oxidáveis, danificando as células sadias do organismo.

Os radicais livres são uma das principais causas do processo de envelhecimento, que se formam no processo natural de respiração e fatores externos como exposição ao fumo, contaminação ambiental, raios UV do sol, consumo excessivo de gorduras, dentre outras, que causam enfermidades nas pessoas e alterações na pele.

Os alimentos antioxidantes são capazes de combater os efeitos nocivos do excesso de radicais livres. Confira a lista dos alimentos ricos em vitaminas e minerais antioxidantes mais conhecidos, benéficos a nossa saúde.

Vitamina C – Goiaba, pitanga, caju, kiwi, acerola, limão, tomate, pimentão amarelo, coentro, cravo-da-índia, gengibre, salsa, dentre outros.

Vitamina E - Germe de trigo, óleo de soja, arroz, milho, girassol, abacate, gema, legumes, majericão, orégano, pimenta, dentre outras.

Vitamina A – Cenoura, abóbora, fígado, melão, batata-doce, brócolis, manga, pêssego, beterraba, alho, gema de ovo, alecrim, pimenta, dentre outros.

Vitamina B6 - Levedo de cerveja, arroz integral, semente de girassol, soja, germe de trigo, galinha, peixe, orégano, dentre outras.

Selênio (Se) - Frutos do mar, cebola, milho, cereais integrais, cogumelo, ovos caipira, coentro, gengibre, salsa, dentre outros.

Zinco (Zn) – Aveia, ostra, leite, gema, espinafre, majericão, papoula, dentre outros.

Cuidando da alimentação e evitando sempre que possível os agentes externos que provocam o surgimento dos radicais livres, você evita que as células do seu organismo sejam atacadas por essas moléculas e se prepara para enfrentar com saúde o processo natural de envelhecimento.