Carnes exóticas

Comercialmente, denomina-se como "CARNE" todas as partes dos animais que servem de alimento ao homem, inclusive as provenientes de aves, caça e peixe. As carnes conhecidas como exóticas vem caindo no gosto dos brasileiros. Rã, coelho, búfalo, javali, jacaré, faisão. O consumo destas carnes vem crescendo em muitos estados brasileiros. Este tipo de carne começou a chegar às prateleiras dos supermercados já na década de 90. Atualmente, tem-se a expectativa de cada vez mais novos produtos sejam lançados no mercado.

Varios tipos de carnes de caça estão sendo consumidas em restaurantes pelo mundo. Porém no Brasil as mais conhecidas são as de coelho, búfalo,faisão,javali e avestruz. Outras opções como jacaré, capivara e pombo são mais difíceis de serem encontradas por aqui.

A carne desses animais tem, geralmente, sabor forte e bem diferente das carnes que estamos acostumados, como boi, frango, porco e peixe. Para atenuar o gosto das carnes exóticas, os temperos também devem ser marcantes. Os chefs usam muito alecrim e zimbro.

As carnes de caça são encontradas, na maioria das vezes, em açougues especializados. Porém, pelo número reduzido de criadores e de consumidores, é comum que elas não estejam expostas nem nas lojas especializadas. Muitas vezes, é necessário encomendá-las com vários dias de antecedência.

Por serem de difícil preparo, quem gosta de experimentar carnes diferentes costuma procurar restaurantes que as sirvam. Alguns pratos que levam carnes exóticas podem levar várias horas para serem preparados. Para os gaúchos amantes do churrasco, algumas carnes são bastante procuradas para o preparo na churrasqueira. Entre elas javali, veado, coelho bravo, perdiz, faisão, pombo e pato bravo, lebre. Vou falar um pouquinho de algumas carnes:

AVESTRUZ: o avestruz é originário da África. Sua carne vermelha, macia e saborosa é extremamente magra e rica em proteínas, com baixos teores de colesterol, contendo menos gorduras que a carne de porco, frango e boi. Apresenta uma textura, aspecto e sabor semelhante ao da carne branca. Seu preparo exige simplicidade, rapidez e ingredientes suaves. O modo de preparo básico é o grelhado, mas come-se mal passada. Sua cocção deve muito curta ou bem longa.

BÚFALO: é encontrado na ilha de Marajó (PA) e sua picanha maturada é muito apreciada nos restaurantes especializados; o leite de búfala, alimentos muito nutritivo, é o principal componente da mussarela de búfala.

COELHO: a carne de coelho é uma carne branca, saborosa e macia. Seu consumo é amplo em toda a Europa, principalmente na Espanha e na França, sendo este seu continente de origem Apresenta baixos teores de colesterol. As preparações que podem ser utilizadas são: refogado, assado, ao molho, grelhado e frito. Por ser uma carne fibrosa, exige longa cocção.

JACARÉ: carne branca, firme, com textura semelhante à do frango e sabor de peixe, porém mais suave. A parte com maior quantidade de carne é a cauda. Esta pode ser cortada em postas e preparada como cação, grelhada, ensopada, em moqueca e iscas à doré. A carne do corpo, ter pouca carne e muito osso, é ideal para o preparo de sopas, gratinados ou casquinhas. Apresenta baixo teor de colesterol.

RÃ: pode ser criada em cativeiro. Esta carne é muito consumida no estado do Pernambuco, estado esse também um grande produtor. Apesar de a carne ser saborosa e nutritiva, o consumo de rã está restrito a apreciadores. Pode ser preparada frita, empanada, ensopada, patê, risoto, sopa.