O que são os probióticos ?
Os probióticos são bactérias benéficas que melhoram a saúde do intestino facilitando a digestão e a absorção de nutrientes.
Os produtos que contêm probióticos têm inundado o mercado nos últimos anos. Dada a busca das pessoas por formas naturais de manter a sua saúde, os fabricantes responderam oferecendo probióticos em tudo, de iogurte a chocolate e barras de granola até capsulas com pó.
Há poucas pessoas que nunca ouviram falar sobre os “novos” milagres de saúde chamados probióticos. Eles pretendem ajudar com problemas de saúde, que vão desde prisão de ventre a diarréia e prevenir constipações ou combatê-las. Os probióticos estão aparecendo em alimentos, bebidas e suplementos.
Os probióticos parecem nos proteger de duas maneiras. A primeira é o papel que eles desempenham no nosso aparelho digestivo. Sabemos que o nosso trato digestivo precisa de um equilíbrio saudável entre as bactérias boas e ruins, então o que fica no caminho? Parece que o nosso estilo de vida é tanto o problema quanto a solução. Escolhas alimentares pobres, estresse emocional,
falta de sono, uso excessivo de antibióticos e outros medicamentos, além influências ambientais, podem alterar o equilíbrio em favor das bactérias ruins.
Quando o trato digestivo é saudável, ele filtra e elimina coisas que podem danificá-lo, tais como bactérias, toxinas, produtos químicos e outros produtos residuais. Por outro lado, leva as coisas que nosso corpo necessita (nutrientes dos alimentos e água) e absorve e ajuda a entregá-los para as células onde são necessários. A ideia não é matar todas as bactérias ruins. Nosso corpo tem uma necessidade para as boas e para as ruins. O problema é quando o equilíbrio é deslocado para ter mais mal do que bem. Esse desequilíbrio tem sido associado a diarreias, infecções do trato urinário, dores musculares e fadiga. A segunda maneira é que os probióticos têm impacto sobre o nosso sistema imunológico. Alguns acreditam que esse papel é o mais importante. Nosso sistema imunológico é a nossa proteção contra germes. Quando não funciona corretamente pode sofrer reações alérgicas, doenças autoimunes (por exemplo colite ulcerativa, doença de Crohn e artrite reumatoide), e infecções (por exemplo diarreia infecciosa, infecções da pele e infecções vaginais). Ao manter o equilíbrio correto desde o nascimento, a esperança seria para evitar essas doenças. Nosso sistema imunológico pode beneficiar-se a qualquer hora que o equilíbrio é restaurado, então nunca é tarde demais. Assim, o consumo regular de alimentos probióticos ajuda o funcionamento intestinal e ainda fortalece o sistema imune, ajudando a prevenir doenças, como gripes e resfriados.
Benefícios dos probióticos
Os principais benefícios dos probióticos incluem:
Melhora da digestão;
Diminuição dos casos de azia;
Aumento da absorção de alguns nutrientes, como vitamina B ou metionina;
Prevenção de problemas intestinais, como diarreia, diverticulite ou colite;
Aumento da produção de macrófagos, que são células de defesa do organismo;
Emboras os benefícios dos probióticos para a saúde sejam amplos é importante consultar um nutricionista ou clínico geral antes de iniciar a ingestão de cápsulas de probióticos, por exemplo.
Probióticos naturais
Os probióticos naturais podem ser encontrados em alimentos como:
Kefir;
Iogurtes, como o Activia, ou Yakult;
Creme de leite ou outros laticínios fermentados,
Vegetais fermentados, como: kim chi e sauerkraut;
Produtos fermentados de soja, como: missô e tempeh.
Além de estar presente nos alimentos, os probióticos também existem como cápsulas, que podem ser comprados nas farmácias, drogarias e lojas .