Saiba mais sobre os omegas 3. 6. e. 9 As gorduras boas. A vezes Eliminar a gordura da alimentação nem sempre é ideal . Elas são essencias para muitos metabolismos no nosso organismo. Entre suas principais funções estão: sintese de hormônios , faz parte do metabolismo da bilis, além de estar presente na camada de todas as células. As gorduras podem ser divididas em três tipos: As que podemos chamar de :Ruins: são as gorduras saturadas (encontradas nas carnes e produtos de origem animal). Estes tipos de gorduras são sólidas á temperatura ambiente e têm sido associadas a doenças do coração e arteriosclerose. As Péssimas: Essas gorduras não são encontradas na natureza e são produzidas quimicamente devido a altas temperaturas e a hidrogenação que transformam óleos refinados em margarinas. Essas gorduras são conhecidas por diminuir a testosterona, aumentar o nível de insulina, inibir o sistema imunológico e aumentar o colesterol ruim.Trans As Boas: são as Gorduras mono insaturadas e as insaturadas. Elas são normalmente líquidas à temperatura ambiente e são consideradas muito saudáveis. Dois tipos são considerados essenciais, exatamente igual aos outros nutrientes essenciais (vitaminas, proteínas, minerais, etc) Os ácidos graxos essenciais são gorduras boas que são necessárias para o bom funcionamento do organismo, porém nosso corpo não consegue produzi-los e precisamos adquiri-los através do consumo de alimentos. Muitos alimentos são chamados funcionais justamente por oferecerem alguns desses ácidos, como os peixes, óleos e sementes de linhaça, nozes e abacates. Os dois acidos graxos essencias são o Omega 3 e Omega 6
Ômega 3,6 e 9
Os Ômegas 3 6 9 é uma combinação de óleos vegetais que são ricos em gorduras essenciais, da família dos ômegas. Normalmente, são compostos por: óleo de peixe (rico em ômega 3) e seus derivados: ácido docosaexaenoico (DHA) e eicosapentaenoico - EPA,) óleo de linhaça (fonte de ALA - ácido alfa-linolênico, precursor de ômega 3, de ômega 6 - ácido linoleico e de lignanas) e óleo de borragem (contém um tipo de ômega 6, chamado ácido gama linoleico - GLA, ácido oleico - ômega 9, e outros compostos fenólicos).
Estes ácidos graxos são considerados essenciais, já que não podem ser produzidos pelo nosso organismo , nem sempre as gorduras são vilas .
3Ômega 3
O ácido graxo omega 3 é principalmente encontrado em peixes, especialmente os de aguas profundas e frias, como o salmão, atum, sardinha, cavala. Também se encontra, em menos quantidade , nas oleaginosas, óleo de linhaça e ovos enrriquecidos.
Ômega 6
Assim como o ômega 3, o ômega 6 também é um ácido graxo que não pode ser produzido pelo organismo. Ele também é encontrado em peixes, óleos vegetais e alguns cereais. O ômega 6 promove o combate do colesterol e o excesso de glicose, além de ajudar a controlar a pressao arterial. O ideal é o consumo 3 vezes por semana de peixes.
Ômega 9
Já o ácido graxo ômega 9 (Oléico) pode ser produzido pelo organismo, desde que os ácidos ômegas 3 e 6 já estejam presentes no nosso corpo.
O ácido Oléico é um ácido monoinsaturado encontrados em varios animais e produtos vegetais. É considerado uma das mais saudáveis fontes de gordura da dieta.
A maior fonte de ômega 9 é o azeite de oliva, azeitona, abacate, amêndoas e óleo de gergelim, canola e de semente de uva.