Qual a diferença entre a proteína animal e vegetal ....
Tanto a carne, como os grãos e castanhas são alimentos que oferecem proteínas e nutrientes necessários para nosso dia a dia, apesar disso, saiba que existem diferenças significativas entre a proteína presente nos alimentos de origem vegetal e de origem animal.
Primeiro gostaria de explicar o que são as proteinas ,elas são macronutrientes indispensáveis ao corpo humano compostos por aminoácidos ligados em cadeia, formando o que são chamados de peptídeos ou polipeptídeos. Para facilitar o entendimento, é como se a proteína fosse uma corrente e os aminoácidos fossem os elos que formam essa corrente. As proteínas estão presentes em todos os seres vivos e participam de praticamente todos os processos celulares, desempenhando importantes tarefas no funcionamento do nosso organismo.
As proteínas de origem animal, como a carne, ovos, leite e derivados, são conhecidas como proteínas completas, pois reúnem todos os 9 aminoácidos essenciais em quantidades e proporções ideais para atender às nossas necessidades orgânicas. Dizemos, portanto, que a proteína animal é um alimento de alto valor biológico. Por outro lado, a maioria das proteínas vegetais não são consideradas tão completas – ou, em outras palavras, possuem baixo valor biológico – e por isso em caso de consumo estritamente vegetariano é recomendável a combinação de diferentes fontes de proteínas para atingir um alimento mais completo. Vocês nem imaginam quantos vegetais contêm proteinas ,vejam só :
Quantidade de proteinas por 100g: (média)
Spirulina: 60-70g
Amendoin: 30g
Proteina isolada de soja 24g
Levedo de cerveja: 22g
Semente de gergelim: 21,2g
Semente de chia: 20g
Seitan: 19g
Semente de abobora: 18g
Quinoa: 16-18g
Feijão Azuki(leguminosas): 15g
Feijão broto, carioca, fradinho, preto(leguminosas): entre 9 e 10g
Grão de bico cozido(leguminosas) 9,2g
Tofu (queijo de soja) 7,5g
Lentilha cozida(leguminosas): 6,8g
Brocolis: 2.1g
Ervilha cozida(leguminosas): 4,5g
Além de :
Vegetais verdes escuros e Cogumelos
As proteínas de origem animal são ricas em cálcio, zinco, ferro e vitamina B12, mas são pobres em fibras e, muitas vezes, possuem um alto teor de gorduras nocivas. Já as proteínas de origem vegetal contêm uma quantidade inferior de aminoácidos essenciais, como já citado, mas possuem o benefício de serem ricas em carboidratos, vitaminas e fibras, além de não possuírem gorduras nocivas.
A conclusão que se pode tirar a partir das principais diferenças existentes entre a proteína animal e a proteína vegetal é que nenhuma delas é melhor do que a outra em todos os aspectos, pois ambas possuem qualidades e deficiências. Por isso, o ideal é combinar as duas fontes para encontrar uma alimentação equilibrada de acordo com as suas necessidades.