AÇAI

AÇAI - saiba quantas propriedades e benefícios para a saúde.

Reza a lenda que a descoberta do açaí pelos índios amazônicos evitou o sacrifício de centenas de crianças. O fruto teria sido descoberto há séculos por Iaçá, filha do cacique de uma grande tribo.

A moça teve o seu primeiro bebê morto a mando do pai, que pela escassez de alimento, decidiu que se matasse toda a criança que nascesse na tribo.

Certo dia, ao visitar o túmulo da filha, Iaçá pensou ter visto a menina numa Palmeira. Ao correr para abraçá-la viu que era apenas uma árvore. Por ali, Iaçá morreu.

Quando os índios a encontraram, também descobriram que podiam comer o fruto da Palmeira, no caso o açaizeiro.

Desde então nunca mais faltou alimento na tribo, e em homenagem à sua filha, o cacique botou o nome daquela palmeira de açaí, que é o contrário de Iaçá.

Lendas à parte, o que não é folclore são os benefícios que essa fruta, que deixa quem a consome com um sorriso roxo de felicidade, traz ao organismo humano.

O açaizeiro, nasce em touceiras, e é um pequeno arbusto da floresta tropical Amazônica. Atualmente, pode ser facilmente encontrado na Venezuela, Colômbia, Equador, Guianas e Brasil. A produção do açaí acontece durante todo o ano, mas é mais potente entre os meses de agosto e dezembro, quando há diminuição das chuvas.

O açaí, além de popular no Brasil, tornou-se de comum consumo em outros países ao redor do mundo. Um dos motivos, são os seus nutrientes provenientes dos pigmentos que trazem para a fruta a coloração roxa. Seus compostos envolvem antioxidantes, vitaminas, cálcio, ferro, fibras, fósforo, minerais e potássio.

Suas propriedades envolvem ações antioxidantes, vasodilatadoras, anti-inflamatórias, tônicas e energéticas. Quando adicionado à dieta diária, pode trazer muitos benefícios para a saúde.Confira o que mais essa fruta tropical pode fazer pela sua saúde e inclua já o açaí no seu dia a dia:


Protege contra o Câncer:

O açaí é rico em um tipo de gordura essencial, o ácido oleico. Ele protege contra o câncer de três maneiras: bloqueia os genes que causam a doença; atrasa o desenvolvimento de tumores; e faz as células da doença se autodestruírem.


Proteção contra o Alzheimer:

A fruta possui ingredientes que deixam o cérebro alerta por mais tempo. Também o protege de danos que podem evoluir para um quadro de Alzheimer.


Colesterol na medida certa:

Por conter Ômega-6, Ômega-9 e outros ingredientes, o açaí diminui o colesterol ruim (LDL) e ajuda a regular o bom, prevenindo plaquetas e coágulos.


Fonte de juventude:

Seus componentes agem contra o envelhecimento das células, deixando-as fortes e resistentes. Isso previne rugas precoces.


Intestino em dia:

A alta concentração de fibras do açaí melhora as funções intestinais, fazendo o reloginho do corpo funcionar na hora certa.


Boa circulação do sangue:

Manter os níveis de antioxidantes altos é o segredo para ter artérias saudáveis. E, para isso, o açaí é exemplar: é uma das frutas com maior capacidade antioxidante.


Alimento preferido dos atletas:

Possui alto valor energético, que dá pique para atividades físicas. E também tem ferro, que atua no fortalecimento muscular e na prevenção de anemia.

Além destes, o açaí traz ainda alguns benefícios como a saciedade, sua ação como vasodila tador e tônico natural.


Indicações

O alimento é indicado para pacientes com colesterol alto, doenças cardiovasculares e derrame cerebral. Previne arterioscleroses, doenças do fígado, de alguns tipos de câncer, além de artrite e obesidade. O consumo ideal é de, no máximo, 300 ml de suco, ou uma pequena tigela ao dia.


Precauções

O consumo exagerado de açaí pode ser prejudicial devido ao xarope de guaraná, usado para adoçar o alimento, aumentando ainda mais seu valor calórico. O ideal é consumir com moderação.