Ceia natalina

Ceia natalina, um pouco da história e tradição dos pratos.

A ceia é um dos momentos mais importantes do Natal, afinal, ela reúne os familiares em torno de uma mesa para comemorar o nascimento de Jesus Cristo e saborear os pratos típicos .

As delícias natalinas são tradicionais, mas cada país costuma apostar em um tipo de cardápio.

As tradições dos pratos variam em cada país. Em Portugal, come-se bacalhau com batatas e couves, mas também se come peru. Na Rússia evita-se a carne, enquanto na Jamaica há um grande uso de ervilhas. Na Alemanha come-se carne de porco. Pratos tradicionais de tempero forte também são muito comuns. Na Austrália, onde as festividades natalinas acontecem durante o verão, as pessoas costumam fazer a ceia de natal em praias. Na África do Sul, outro país que comemora o natal durante o verão, é comum fazer a ceia de natal em mesas colocadas do lado de fora das casas. No Brasil, incorporaram-se várias receitas que chegaram ao país com a colonização portuguesa, como a rabanada e o bolinho de bacalhau.

O hábito de comer peru na ceia nos Estados Unidos é uma herança dos índios da América do Norte.

O cardápio da ceia pode variar de um país para o outro, mas ele continua sendo um pretexto para reunir as pessoas que se amam na noite de natal.

Vou escrever sobre alguns dos pratos típicos.

O peru é um dos pratos clássicos da ceia de Natal. O preparo desta ave para comemorar o dia 25 de Dezembro tem origem nos povos que habitavam o continente americano antes da chegada dos europeus. Os índios e astecas tinham o costume de criar peru há muito tempo e cada ave simbolizava um prêmio quando uma tribo conquistava outro território.

Os europeus resolveram, então, levar o peru para o velho continente. Inovaram o preparo e a ave passou a substituir outros pratos na ceia, como o ganso, o pavão e o cisne.

Os homens adquiriram o costume de assar leitão para comemorar as ocasiões especiais, inclusive na Fundação do Império Romano. A carne também era uma boa opção para suportar as baixas temperaturas e manter boa conservação. Esse é um prato muito preparado e saboreado no Brasil.

O salpicão é uma receita típica do natal brasileiro. O prato é uma espécie de salada, que mistura vários ingredientes, como batata, cenoura, frango desfiado, uvas passas e nozes picadas. O nome desse prato vem da palavra salpicón, que faz referência ao uso de ingredientes crus e molho.

O Panetone , tudo leva a crer que o bolo com frutas cristalizadas nasceu na Itália, em meados de 1400 d.C. Diz a lenda que um jovem padeiro, apaixonado pela filha do patrão preparou um doce diferente para impressioná-la. A receita foi um grande sucesso com os clientes e todos que chegavam à padaria pediam o ‘Pani de Toni’ (pão de Toni). Com o tempo a palavra evoluiu e o bolo tradicional de Natal ganhou o nome de panetone.